Na última sexta-feira, a equipe de educação fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) participou de um importante encontro realizado na cidade de Palmas, no estado do Tocantins. O evento consistiu na 22ª reunião do GT66 de Educação Fiscal e na 91ª reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal, reunindo representantes de várias partes do Brasil para debater a importância da educação fiscal na promoção da cidadania e no aprimoramento da gestão pública.
As representantes de Alagoas, Juliane Calheiros, chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL, e Yuri Miranda, coordenador pedagógico do Programa de Educação Fiscal (PEF), estiveram ativamente envolvidos nas palestras, apresentações e discussões da programação. Um momento significativo do encontro foi a celebração dos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Estado do Tocantins, que enfatiza a trajetória e os avanços na conscientização sobre a gestão dos recursos públicos.
No evento, Yuri Miranda destacou sua contribuição como um dos co-autores do artigo “Tributo e Bem-estar Social”, que compõe a coletânea “Pesquisa sobre Educação Fiscal”. Esta publicação busca promover uma reflexão sobre a função dos tributos na sociedade, ressaltando sua importância no financiamento de serviços essenciais e estimulando a cidadania fiscal. O objetivo é que os cidadãos compreendam seus direitos e deveres em relação ao uso do patrimônio público, proporcionando uma visão mais ampla sobre a responsabilidade fiscal.
O encontro também foi uma oportunidade para a apresentação de iniciativas inovadoras, como o livro intitulado “Tax e Seus Amigos”, que, com uma abordagem didática, visa educar crianças sobre a relevância dos tributos. Essa obra, vencedora do primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, destaca a necessidade de começar a conscientização fiscal desde a infância.
Além disso, foram aprofundados temas relevantes, como o papel da cidadania fiscal abordando questões específicas para o público feminino, a aplicação da educação fiscal em instituições de ensino de tempo integral, e uma apresentação pela Escola Nacional de Administração e Planejamento (ENAP), que anunciou novos cursos na área de Educação Fiscal. O evento evidenciou a necessidade de uma discussão contínua sobre políticas públicas que fortaleçam os princípios da educação fiscal, essenciais para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa.
Com informações e fotos da Semarh/AL