logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura promove oficina em Mato Grosso para recuperação de áreas improdutivas.

COMPARTILHE

Nesta quarta-feira (10), o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou uma oficina em Cuiabá, Mato Grosso, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e identificar ações e áreas improdutivas prioritárias no estado, passíveis de recuperação. A atividade reuniu gestores públicos e representantes do setor agropecuário para validar dados territoriais e socioeconômicos, visando traçar diretrizes e estratégias para a implementação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) em convergência com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária 2020-2030 em Mato Grosso.

As ações discutidas durante o evento têm o objetivo de ampliar as áreas produtivas dos estabelecimentos rurais em diferentes tamanhos, fora de áreas restritas, para promover o crescimento econômico, social e ambiental do setor no estado. A secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo ressaltou a importância do evento para a integração, qualificação e validação de dados e informações que subsidiarão propostas de investimentos para a implementação do PNCPD em Mato Grosso.

Ao unir esforços e promover a convergência de ações do PNCPD e do Plano ABC+, Mato Grosso visa atingir a meta de 3,8 milhões de hectares de conversão de áreas degradadas até 2030. A iniciativa também busca formar multiplicadores por meio de oficinas e treinamentos, permitindo aos agricultores incorporar novas tecnologias em suas práticas diárias e aumentar sua renda.

O PNCPD foi criado em dezembro de 2023, com o objetivo de promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis. Suas atividades incluem a adoção e manutenção de tecnologias sustentáveis, o mapeamento de áreas prioritárias para o desenvolvimento de cadeias produtivas, o financiamento a produtores rurais e o desenvolvimento de planos de negócios conforme os mapas de aptidão. A sinergia de esforços entre os atores envolvidos é fundamental para que as metas estabelecidas se tornem realidade, ampliando a produção de alimentos de forma sustentável e rentável para os produtores em Mato Grosso.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade