No dia 6 de agosto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve presente no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em Mato Grosso, na sede da Superintendência de Agricultura e Pecuária (SFA-MT), em Várzea Grande.
Durante o evento, Fávaro destacou o programa BID Pantanal, que tem como objetivo promover ações de fortalecimento econômico, social e ambiental no bioma. Com investimentos de US$ 400 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciativa visa incentivar o desenvolvimento local.
O ministro enfatizou a importância da parceria com o Governo Federal para retomar ações que visam o desenvolvimento da Baixada Cuiabana e dos municípios pantaneiros. Ele também destacou que já estão disponíveis R$ 80 milhões para capacitação, aquisição de equipamentos para a agroindústria e tecnologias para os produtores familiares em Mato Grosso.
Além disso, Fávaro ressaltou a relevância da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o crescimento da agropecuária brasileira. Ele também mencionou o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) como iniciativas importantes para o setor.
O evento contou com a presença de autoridades como o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o superintendente federal do Desenvolvimento Agrário no estado do Mato Grosso e a diretora-executiva administrativa, financeira e de fiscalização da Conab. Houve apresentação de programas para a aquisição de alimentos da agricultura familiar pela Conab e conversas com instituições financeiras.
O Plano Safra da Agricultura Familiar é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer a produção de alimentos saudáveis em todo o país, oferecendo linhas de crédito especiais, assistência técnica, seguros, capacitação e recursos para regularização fundiária e aquisição de máquinas de pequeno porte.
Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária