logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura notifica fim do foco de doença em avicultura e espera retomada das exportações

COMPARTILHE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) notificou a conclusão do foco da doença de Newcastle (DNC) para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) no dia 25 de julho. Com isso, o governo brasileiro agora aguarda a retirada da suspensão por parte dos países importadores, permitindo a retomada total das exportações de carnes de aves e seus produtos.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, todas as informações sobre o diagnóstico atual e as medidas adotadas estão sendo disponibilizadas aos países importadores. Isso possibilitará que eles confirmem que o Brasil está livre da doença de Newcastle e, assim, permitirá a retomada das certificações para exportação.

O foco da DNC foi confirmado em um estabelecimento de avicultura comercial de corte localizado no município de Anta Gorda, no estado do Rio Grande do Sul, em 17 de julho. Com a ausência de novas suspeitas de focos da doença, o Mapa reduziu a área de emergência zoossanitária para alguns municípios da região.

As medidas de controle e vigilância continuam sendo executadas pelas equipes federal e estadual dentro de um raio de 10 km da ocorrência do foco. Protocolos de biosseguridade estão sendo reforçados em aviários em todos os estados produtores do Brasil, como medida preventiva.

O diretor do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcelo Mota, informou que a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) para movimentação de animais segue centralizada pelo Centro de Operações de Emergência Zoossanitária.

O Mapa destaca que qualquer suspeita de doença de Newcastle deve ser imediatamente acompanhada pelo Serviço Veterinário Oficial, com sintomas como mortalidade súbita, sinais respiratórios e nervosos, além de diarreia e edema na cabeça das aves.

Quanto às exportações, as restrições temporárias para alguns países foram atualizadas após a redução da área de emergência zoossanitária. As regras de suspensão são revisadas diariamente, em colaboração com os países parceiros, para garantir a segurança e qualidade dos produtos exportados.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade