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Governo planeja ter 80% das rodovias federais em boas condições até o final do ano, revelam técnicos em audiência na Câmara dos Deputados

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Na tarde desta quinta-feira, técnicos do governo participaram de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir sobre a situação das rodovias federais no Brasil. De acordo com as informações apresentadas, o governo tem como objetivo alcançar a marca de 80% das rodovias em boas condições até o final do ano, um aumento significativo em relação aos 52% registrados em 2022 e aos atuais 67%.

Durante a audiência, realizada pela Comissão de Agricultura, foram levantados os principais gargalos para o escoamento da safra brasileira. Carlos Barros, diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), destacou que o órgão dobrou o orçamento em comparação ao governo anterior, atingindo a marca de R$ 14 bilhões para investimentos neste ano.

Barros ressaltou a importância de um programa de manutenção adequada das rodovias, com um custo médio de R$ 200 mil a R$ 250 mil por quilômetro/ano. Ele enfatizou que o valor utilizado em 2022 era de apenas R$ 60 mil, insuficiente para garantir a qualidade necessária das estradas.

Além disso, Allan Machado, diretor de Obras Públicas do Ministério dos Transportes, falou sobre os investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que contempla 112 novos empreendimentos. Para este ano, estão previstos 13 leilões de concessões rodoviárias e a revisão de 14 contratos existentes, além do lançamento da política nacional de ferrovias.

Os participantes da audiência também discutiram sobre a infraestrutura necessária para o escoamento da produção agrícola, destacando a importância de melhorias nos corredores de acesso aos portos. O deputado Tião Medeiros, responsável por solicitar a audiência, alertou que é fundamental que a infraestrutura acompanhe o crescimento da produção agrícola no país.

Apesar dos investimentos anunciados, Elisângela Lopes, assessora da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, apontou que o custo do frete no Brasil ainda é elevado em comparação com outros países produtores de grãos, como Argentina e Estados Unidos. Ela também ressaltou a necessidade de ampliação da capacidade de armazenagem no país.

Outro ponto abordado durante a audiência foi a demora na conclusão de ferrovias, com o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários destacando a defasagem da malha ferroviária brasileira em relação a outros países. Em relação aos portos, o secretário do Ministério de Portos e Aeroportos informou que serão realizados 16 leilões de concessões este ano, além de analisar a autorização para implantação de 100 portos privados.

Diante de todos esses desafios e investimentos previstos, fica evidente a importância de melhorias na infraestrutura de transporte no Brasil para garantir o escoamento eficiente da produção agrícola e o desenvolvimento econômico do país.

Com informações da Camara dos Deputados

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