Ampliação do Acesso à Ciência e Inovação em Alagoas com Laboratórios Maker
Em 2025, a Coordenação de Integração do Centro Universitário CESMAC avançou na promoção da ciência, tecnologia e inovação nas escolas públicas de Alagoas, entregando laboratórios maker em diversos municípios. O projeto faz parte da Rede Alagoana Faça Ciência na Escola, desenvolvido em colaboração com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Instituto Federal de Alagoas (IFAL), financiado pela Chamada Pública CNPq/MCTI/FNDCT Conecta e Capacita nº 13/2024.
Em outubro, foram inaugurados quatro laboratórios maker nas escolas Ana Neri Malheiro de Oliveira e José Marcos da Rocha, em São Miguel dos Campos, e nas Escolas Municipais Professor Douglas Apratto Tenório e Antônio Fernandes da Costa, em Palmeira dos Índios. Em dezembro, três novos laboratórios foram abertos em São Miguel dos Campos, beneficiando as escolas Dr. José Iramilton Leite, Luzinete, Lindalva Jatobá e o CEMEP.
Esses espaços têm como objetivo fortalecer o letramento científico e digital de alunos e educadores da rede pública. Além das instalações, o projeto inclui formação continuada para professores, a criação de Clubes de Ciência e a promoção da ciência cidadã, visando estimular o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.
A coordenadora do projeto, professora Aldenir Feitosa dos Santos, destaca que a criação dos laboratórios é fruto de uma colaboração entre instituições de ensino e redes municipais. “Cada laboratório representa uma oportunidade de aprendizado prático e o desenvolvimento de uma nova geração de criadores e pesquisadores”, afirma.
Com essas iniciativas, a Coordenação de Integração do CESMAC e suas instituições parceiras agilizam a democratização do acesso à ciência e tecnologia em Alagoas. Para 2026, está prevista a instalação de mais quatro laboratórios em Palmeira dos Índios e a expansão para Arapiraca, reforçando o compromisso com a transformação educacional no estado.
Com informações e fotos do CESMAC






