O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi classificado entre as marcas mais valiosas do Brasil em 2025, conforme o ranking anual da consultoria Brand Finance. Com um valor estimado em US$ 725 milhões (cerca de R$ 4 bilhões), ocupa a 25ª posição entre as 100 principais marcas do país.
O BNDES avançou 12 posições em relação à edição anterior do ranking e registrou um aumento de 33,5% no valor de sua marca, tornando-se a entidade com o nono maior crescimento em valor no estudo. Para apoiar esse crescimento, houve um fortalecimento das estruturas de comunicação e marketing da instituição, destacando o compromisso de todos os colaboradores na construção de uma imagem mais forte e positiva do banco.
O relatório da Brand Finance indica que o valor total das 100 maiores marcas brasileiras atingiu US$ 79,4 bilhões (aproximadamente R$ 430 bilhões), representando um crescimento de 22,7% em comparação ao ano anterior. Esse avanço é atribuído às mudanças no comportamento do consumidor, à inovação digital e aos recentes investimentos em infraestrutura, especialmente no contexto do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), no qual o BNDES desempenha um papel ativo.
A consultoria utiliza o método internacionalmente reconhecido do custo de royalties para calcular o valor financeiro das marcas, estimando quanto uma empresa pagaria para licenciar sua marca. Os resultados foram divulgados em evento realizado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Representaram o BNDES no evento Gaspar Giacomini e Raphael Perret, chefe do Departamento de Marketing e gerente de Marca, Pesquisa e Site, respectivamente.
Com informações e fotos do BNDES