logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas aprova reajuste de 4,83% para servidores; pagamento será em folha suplementar até junho

COMPARTILHE

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, no dia 27 de junho, o Projeto de Lei nº 1437/2025, que prevê um reajuste de 4,83% nos salários dos servidores públicos estaduais. Essa medida, que atende a uma demanda histórica dos trabalhadores do setor público, agora aguarda a sanção do governador Paulo Dantas. O prazo estipulado para a implementação do aumento salarial é até o dia 4 de junho, através de uma folha suplementar.

O índice de reajuste foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a 2024, significando que o aumento será retroativo ao mês de maio. Esta decisão impactará positivamente cerca de 100 mil servidores, englobando tanto aqueles que estão na ativa quanto os aposentados e pensionistas dos três poderes administrativos.

Com esse novo aumento, os servidores acumulam um crescimento de 25,68% em seus salários ao longo da atual gestão, estabelecendo um recorde de ganhos consecutivos desde que o IPCA passou a ser utilizado como referência, em 2011. Este fato ressalta o compromisso da administração em valorizar o funcionalismo público, sendo Paulo Dantas o único governador que assegurou aumento salarial em todos os anos de sua gestão.

A proposta foi elaborada em colaboração com as secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), garantindo que o aumento salarial respeitasse as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal e mantivesse a saúde financeira do Estado. Estima-se que o impacto na folha de pagamento será de aproximadamente R$ 715 milhões em 2025, valor que, apesar de significativo, não comprometerá a capacidade de investimento público.

Esse movimento não só reflete um compromisso com a valorização dos servidores, mas também um esforço para manter o equilíbrio fiscal, demonstrando que é possível unir responsabilidade financeira com ações de valorização profissional essencial para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. As expectativas são altas, e os servidores aguardam com otimismo a concretização desse aumento em seus vencimentos.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade