No ano de 2024, as vendas de motocicletas novas tiveram um aumento significativo em Alagoas, com um crescimento de 27,9% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Ao todo, foram comercializadas 44.510 unidades no estado, representando 63,6% do total de veículos vendidos no mesmo período, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos agrícolas.
Apenas no mês de janeiro deste ano, foram vendidas 3.820 motocicletas, o que representa um crescimento de 16,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Essas vendas de motocicletas correspondem a 64,1% do total de veículos comercializados no estado no primeiro mês de 2024, totalizando 5.915 unidades.
O presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), Luiz Pires, ressaltou que o crescimento do mercado automotivo local, especialmente no segmento de motos de até 175 cilindradas, tem sido impulsionado pela isenção fiscal concedida pelo Governo do Estado através do Programa Correria.
O Programa Correria, lançado em janeiro de 2023 e que alterou a Lei Estadual Nº 6.555, busca beneficiar os proprietários de motocicletas nacionais de até 175cc, oferecendo a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de forma imediata para veículos novos. Para os veículos usados, o proprietário deve entrar em contato com a assistente virtual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), Nise.
Além disso, para os motoristas de aplicativo, é necessário fazer um credenciamento junto à Sefaz para receber o benefício. Esse credenciamento deve ser realizado pelas operadoras de transporte de aplicativos. O Programa Correria visa atingir uma parcela significativa da sociedade que estava desfavorecida, proporcionando a oportunidade para essas pessoas ingressarem no mercado de trabalho.
Com informações e fotos da Semarh/AL