O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um apoio de R$ 6,4 bilhões à concessionária EPR Litoral Pioneiro para a administração de 605 quilômetros de rodovias que conectam diversas regiões do estado do Paraná. Essa aprovação inclui R$ 829 milhões em financiamento direto e R$ 5,55 bilhões por meio de emissão de debêntures. O investimento é parte do Novo PAC e representa o primeiro projeto do BNDES destinado à estruturação de capital das Rodovias Integradas do Paraná, que abrange a concessão de seis lotes.
Os investimentos previstos para o projeto totalizam R$ 16 bilhões, com R$ 10,5 bilhões destinados à expansão e melhorias, e R$ 5,5 bilhões para a manutenção. A concessão abrangerá trechos das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369, bem como vários segmentos de rodovias estaduais, atendendo 27 municípios paranaenses, incluindo Curitiba. As principais intervenções incluem a duplicação de mais de 350 km, 138 km de faixas adicionais e 73 km de vias marginais. A tarifa média de pedágio será 31% inferior às praticadas em concessões anteriores.
Durante o período de concessão, estimam-se a geração de 105 mil empregos, sendo 43 mil criados nos primeiros cinco anos. A malha rodoviária concessionada contará com quatro praças de pedágio em operação e outras duas em fase de implantação. O trecho operado pela EPR Litoral Pioneiro é um corredor logístico vital, permitindo a conexão entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Porto de Paranaguá, facilitando o transporte de produtos agrícolas.
O contrato de concessão inclui um amplo pacote de melhorias na infraestrutura rodoviária, que abrange recuperação, manutenção, conservação e modernização de trechos estratégicos. A concessionária oferecerá também serviços essenciais de atendimento aos usuários, como socorro médico e mecânico 24 horas. Um destaque adicional do contrato é a implementação de um sistema de operações especiais no Porto de Paranaguá, que buscará garantir maior fluidez e segurança nas movimentações de veículos nos períodos de maior demanda.
As intervenções programadas visam melhorias na trafegabilidade e segurança, especialmente na Serra do Mar (BR-277). As obras de adequação e a criação de faixas adicionais devem melhorar o fluxo do tráfego, reduzindo os tempos de viagem e minimizando os riscos de acidentes, além de proporcionar uma experiência mais segura para os usuários das rodovias.
Com informações e fotos do BNDES