logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Parque Caminhos do Mar receberá investimentos de R$ 25,3 milhões para modernização e emprego sustentável

COMPARTILHE

Recursos do programa Fundo Clima, na modalidade Florestas Nativas, totalizando R$ 25,3 milhões, serão utilizados pela concessionária Parquetur para a modernização e manutenção da área conhecida como “Caminhos do Mar”, localizada no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), em São Paulo. Esta área é de relevância ambiental e histórica, pois abriga uma antiga estrada brasileira, utilizada durante a Proclamação da Independência.

Os investimentos projetados deverão resultar na criação de 70 novos empregos “verdes”, distribuídos entre 14 postos diretos e 56 indiretos, representando um crescimento de 87,5%. Esses empregos contribuirão para atividades econômicas sustentáveis.

A modalidade Florestas Nativas do programa Fundo Clima, que possui uma taxa de 1% ao ano, visa apoiar a conservação, recuperação e gestão responsável de florestas, promovendo a mitigação das mudanças climáticas, sustentabilidade ambiental, e proteção da biodiversidade. Aproximadamente 53,7% dos recursos serão destinados a obras civis, como restauração de monumentos e criação de novas atrações, incluindo arvorismo, quadras, decks flutuantes, uma estação meteorológica e uma unidade de combate a incêndios florestais.

Além das obras, os investimentos incluirão treinamento, aquisição de máquinas e equipamentos, e serviços técnicos especializados para a execução é projetos de contenção de risco e a equipe de engenharia necessária para a implementação do projeto.

A Parquetur gerencia a concessão do parque Caminhos do Mar, que abrange 274,59 hectares dentro dos 324,3 mil hectares do Parque Estadual da Serra do Mar. Em 2023, o parque recebeu 75,8 mil visitantes, e a projeção para 2024 é de aumentar esse número para 102,5 mil visitantes.

Com informações e fotos do BNDES

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade