logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura promove sustentabilidade e tecnologia no agronegócio em 2024

COMPARTILHE

O ano de 2024 foi marcado por diversas ações de incentivo à tecnologia e sustentabilidade no agronegócio brasileiro. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atuou, por meio da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), promovendo boas práticas agrícolas, fortalecendo a governança do Plano ABC+ e incentivando programas sustentáveis e tecnológicos nas áreas rurais.

O Governo Federal decretou a Política Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos para a Alimentação, a Agricultura e a Pecuária (PNRGAA), visando a conservação, uso sustentável, proteção e valorização dos recursos genéticos.

O Programa Rural + Conectado teve como objetivo ampliar a conectividade nas áreas rurais de agricultores e pecuaristas, além de prover conteúdos de qualidade para o desenvolvimento técnico das populações rurais. Investimentos em infraestrutura de conectividade foram realizados, beneficiando principalmente comunidades rurais mais distantes.

Diversos programas sustentáveis foram lançados em 2024, como o Sistema de Informações do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Sinabc) e o Programa Floresta + Sustentável, que promove o desenvolvimento de florestas plantadas.

Na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), foram realizadas pesquisas em inovação e tecnologias agronômicas e genéticas. Além disso, mais de 7 milhões de sementes híbridas de cacau foram produzidas e distribuídas, contribuindo para o desenvolvimento das lavouras cacaueiras em sistemas agroflorestais.

Outros resultados importantes incluem a emissão de Selos Arte e Selos Queijo Artesanal, reconhecimento de Programas de Boas Práticas Agrícolas (BPA Brasil) e o investimento no Programa Mais Leite Saudável, beneficiando mais de 27 mil produtores.

O ano de 2024 também foi marcado pela emissão de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, conclusão do desenvolvimento da plataforma Renagro para cadastro online de máquinas agrícolas e celebração de Protocolos Estaduais e Regionais de Inovação.

Com informações e Fotos do Ministério da Agricultura e Pecuária

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade