Na última reunião do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes), realizada na quarta-feira (18), o Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), concedeu incentivos fiscais e locacionais a sete empresas, totalizando um investimento de mais de R$ 255 milhões na economia alagoana. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), localizada no Jaraguá.
Durante a reunião, os conselheiros analisaram sete processos, sendo quatro de novos incentivos fiscais para as empresas: MOV Motors do Brasil LTDA, Vila Galé Brasil – Atividades Hoteleiras LTDA, Indústria de Bebidas Piaçava Guassu LTDA e Alagoas Indústria LTDA. Estas empresas devem gerar aproximadamente 560 empregos diretos e 1.116 empregos indiretos.
Além disso, a empresa AM Comercial e Distribuidora LTDA foi contemplada com o benefício locacional, prevendo a criação de mais 220 postos de trabalho diretos e 1.000 indiretos. A empresa Texas Industrial S/A, por sua vez, foi beneficiada com a prorrogação de incentivos fiscais, resultando em mais 14 empregos diretos e 28 indiretos. Também foi aprovado um pedido de inclusão de incentivo fiscal para a empresa Glastec Indústria de Plásticos LTDA.
Segundo a secretária do Desenvolvimento e presidente do conselho, Alice Beltrão, o Governo de Alagoas está empenhado em atrair novos negócios, concedendo benefícios que contribuem para o crescimento econômico do estado. A instalação das empresas, seguindo a promessa de campanha de interiorização, ocorrerá em Maceió, Marechal Deodoro, Coruripe e Piaçabuçu.
Alice Beltrão ressaltou a importância da chegada da rede Vila Galé para o desenvolvimento turístico do litoral sul do Estado, destacando a geração de empregos e o estímulo ao fluxo de turistas estrangeiros. O governador tem trabalhado incansavelmente para oferecer segurança jurídica aos empresários, o que reflete no aumento dos investimentos em Alagoas. A chegada de novas empresas impacta positivamente na economia local, gerando novas oportunidades de trabalho e estimulando o crescimento de diversos setores.
Com informações e fotos da Semarh/AL