O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 380 milhões para promover a aquisição de 54 ônibus elétricos a bateria e a instalação de dois eletropostos em Curitiba (PR). Este investimento, que utiliza recursos do Fundo Clima, faz parte do Novo PAC, especificamente do eixo de investimentos em “Cidades Sustentáveis e Resilientes – Mobilidade Urbana Sustentável”.
Em 2023, o Novo PAC abriu um processo de seleção para que estados e municípios apresentem propostas para a aquisição de ônibus, no âmbito do Refrota, e a proposta de Curitiba foi selecionada. Além disso, o projeto também está alinhado ao Programa de Mobilidade Sustentável do PlanClima setorial do município.
Os novos ônibus elétricos, que serão fabricados nacionalmente, atenderão a linha Inter 2, que transporta cerca de 91 mil passageiros diariamente, atravessando 28 dos 75 bairros de Curitiba, onde reside uma população de aproximadamente 600 mil pessoas. Esta linha conecta os Eixos de BRT da cidade, com um trajeto que inclui 19 paradas, abrangendo 13 estações tubo e seis terminais de integração. O sistema de transporte coletivo de Curitiba opera atualmente com um total de cerca de 1,36 milhão de passageiros por dia.
A eletrificação da frota proporciona vantagens como a eliminação da emissão de CO2, uma vida útil 50% superior comparada aos veículos a diesel, e um custo de operação significativamente menor. Especificamente, o custo da energia elétrica por quilômetro é 71% inferior ao do diesel, e o custo com manutenção chega a ser 72% menor.
A frota de ônibus elétricos tem apresentado crescimento global, especialmente no mercado chinês, que detém 96% da frota mundial, estimada em quase 580 mil unidades. Na América Latina, há cerca de 5 mil ônibus elétricos operando, com o Chile e a Colômbia liderando com 2,5 mil e 1,6 mil ônibus, respectivamente. No Brasil, há 377 ônibus elétricos em uma frota total de aproximadamente 107 mil ônibus urbanos.
O Fundo Clima é um instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, visando garantir recursos para a implantação de empreendimentos e tecnologias que reduzam emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e promovam adaptação às mudanças climáticas. O projeto de Curitiba se insere na modalidade de Logística de Transporte, Transportes Coletivos e Mobilidade Verdes do Fundo, que contempla investimentos na eletrificação das frotas de ônibus do transporte público, incluindo o transporte escolar.
Com informações e fotos do BNDES