Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de outros bancos federais, do Consórcio Amazônia Legal (CAL), da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) participaram de uma reunião técnica em Brasília com o objetivo de ampliar o investimento na região amazônica.
Os participantes discutiram a oferta de crédito dos bancos na área e estratégias para sua ampliação. Também houve debate sobre as estratégias de fomento às cadeias produtivas prioritárias e as dificuldades de acesso ao crédito pelo setor produtivo nos estados da Amazônia Legal.
A diretora de Crédito Digital para MPMEs do BNDES destacou a importância de fomentar financiamentos nas regiões do Norte e Nordeste. Ela enfatizou a necessidade de trabalhar juntos em mecanismos de financiamento. A representante do BNDES mencionou que a jornada iniciada na reunião deve ser produtiva e responsável para a população urbana e os povos indígenas.
Os representantes da Sudam, CAL e OTCA discutiram o contexto econômico da Amazônia, os principais desafios e os projetos de desenvolvimento regional. A diretora da OTCA ressaltou a importância da cooperação e da integração entre os blocos econômicos, enfatizando que o financiamento é essencial para promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável nas comunidades da região.
A diretora-executiva do CAL mencionou os distintos desafios enfrentados por cada Estado e a importância do consórcio para abordar as necessidades da Amazônia como um todo, além de destacar a falta de uma estratégia definida para atrair potenciais doadores e investidores internacionais.
Ela também apontou que a economia da região Norte ainda depende de atividades primárias, como agropecuária, extrativismo mineral e pesca, muitas vezes em condições informais, refletindo nos indicadores socioeconômicos da Amazônia.
Com informações e fotos do BNDES