A Superintendência do Nordeste promoveu uma reunião com principais agentes financeiros federais para discutir estratégias de financiamento na região. O encontro marcou a retomada do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff), que visa orientar e acelerar investimentos na região Nordeste, subsidiando o Conselho Deliberativo da Sudene com articulações e ações voltadas ao aperfeiçoamento do financiamento de projetos que promovam geração de renda e emprego.
Durante a reunião, foram abordadas as formas de integração entre os instrumentos de financiamento e as políticas públicas setoriais, como Nova Indústria Brasil, Novo PAC, Transformação Ecológica e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O BNDES reportou um aumento de 196% nas aprovações de crédito para a região no primeiro semestre, totalizando R$ 7,7 bilhões em investimentos, e expressou a intenção de fortalecer sua presença na região.
A diretora de Crédito Digitais para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES destacou segmentos estratégicos, como turismo, inovação e agricultura familiar, além da importância de promover rodas de negócios para ouvir representantes de todos os estados. O objetivo é desenvolver investimentos estruturantes que respeitem as particularidades de cada estado.
A Sudene enfatizou a busca pela aplicação estratégica dos recursos de crédito nos 11 estados da região, buscando romper com as desigualdades históricas. Uma das decisões tomadas no encontro foi a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma matriz das linhas de crédito disponíveis, identificar lacunas e superposições de financiamentos e analisar a aplicação de recursos em pesquisa e desenvolvimento para que estejam alinhados às prioridades regionais.
O encontro também contou com a participação de representantes de diversas instituições financeiras, que discutiram a importância de aumentar a disponibilidade de crédito no Nordeste para promover o desenvolvimento econômico regional.
Com informações e fotos do BNDES