logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Servidores de Alagoas participam de reunião sobre finanças estaduais na Sefaz do Amazonas.

COMPARTILHE

A participação de representantes da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) na 80ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) foi fundamental para o estado. Realizado entre os dias 12 e 14 de junho na Sefaz do Amazonas, o encontro abordou diversos temas importantes, como dívida pública, precatórios, previdência, contabilidade e sustentabilidade fiscal.

Os quatro servidores alagoanos presentes no evento foram o contador-geral do estado, Ricardo Leite; o superintendente especial de Política Fiscal, Marcos Freitas; o gerente de Acompanhamento e Controle da Dívida Pública, Wagner Cunha e Torres; e o gerente de Acompanhamento da Despesa, Wellington Monte de Paula.

Um dos momentos destacados do evento foi a participação do superintendente Marcos Freitas no painel “Apresentação GT Sustentabilidade Fiscal – PEC Calamidade, Seguro Receita e Cenários Fiscais dos Estados 2023”, ao lado de autoridades de outros estados. Durante sua apresentação, Freitas discutiu questões relacionadas à política fiscal, mudanças climáticas, maturidade fiscal dos estados brasileiros e renegociação da dívida pública com a União.

Freitas também é responsável por coordenar o Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Fiscal, e ressaltou a importância da participação dos técnicos da Sefaz nos grupos de trabalho do Gefin para promover o aperfeiçoamento constante dos servidores em finanças públicas. Esses encontros permitem que Alagoas esteja bem posicionada nas discussões, garantindo o desenvolvimento da gestão fiscal e financeira, e consequentemente, uma melhor prestação de serviços públicos para a população alagoana.

O Gefin é um órgão de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e tem como objetivo acompanhar as questões fiscais e financeiras em âmbito nacional, impactando diretamente as finanças dos estados federados. Destaca-se pelo intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, contabilidade pública, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, gestão fiscal, legislação e qualidade do gasto público.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade