Publicidade

Publicidade

Setur entrega Plano de Desenvolvimento Sustentável para regiões turísticas em evento nesta quarta-feira.

COMPARTILHE

No dia 22 de novembro de 2023, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) realizará a entrega dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) para as regiões turísticas de Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco. O evento, que ocorrerá no auditório do Palácio Zumbi dos Palmares, no Centro, marca a finalização dos projetos desenvolvidos ao longo de um ano.

Os PDITS, financiados pelo Governo de Alagoas e com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF), têm como objetivo identificar as necessidades turísticas das regiões e estruturar planos de ação para atender a demanda local pelos próximos 10 anos. Durante a cerimônia, serão entregues os documentos com as diretrizes para a implementação dessas ações, visando ordenar o desenvolvimento turístico das regiões.

Segundo a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a entrega dos PDITS consolida o trabalho desenvolvido pela Setur ao longo do ano com as regiões turísticas. Ela ressalta que os planos foram desenvolvidos levando em consideração as particularidades de cada região, tornando o projeto palpável para os representantes locais desenvolverem ações de curto, médio e longo prazo. Com isso, é possível projetar políticas públicas para embasar qualquer plano de desenvolvimento sustentável dos municípios das regiões.

As discussões e elaboração dos PDITS contaram com a participação das Instâncias de Governança Regionais (IGR), do trade turístico e da comunidade local. Durante o processo, foram realizadas oficinas públicas participativas nas regiões Costa dos Corais, Caminho das Águas e Cânions do São Francisco desde 2022, com o objetivo de identificar as principais necessidades e avançar para a fase de discussão e elaboração das soluções para os problemas, sempre com foco na sustentabilidade.

A superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, destaca a importância de considerar a amplitude do termo “sustentável” nos planos. Além do meio ambiente, também são levadas em consideração as questões socioambientais de cada município. É necessário desenvolver planos economicamente viáveis para o poder público e que sejam assertivos para as problemáticas diagnosticadas em cada região, além de respeitar toda a biodiversidade.

Além da entrega dos PDITS, o evento também contará com a apresentação do cenário fiscal e do impacto das políticas públicas estaduais para o trade turístico de Alagoas. Serão mostradas as iniciativas implantadas pelo Governo do Estado, desde a revisão das tributações até os incentivos fiscais e os créditos que podem ser concedidos abaixo das condições do mercado financeiro.

Essas iniciativas têm trazido resultados positivos para o estado, como o crescimento de 112,36% no número de leitos na rede hoteleira de Alagoas entre 2016 e 2023. Além disso, está prevista a inauguração de 16 novos hotéis, do litoral ao sertão, até 2025. Com a conclusão das primeiras fases, os documentos elaborados detalham cada etapa do processo, desde o diagnóstico até os planos finais. O PDITS da Região Grande Maceió já foi iniciado e deve entregar o produto final em 2024.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade