O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió retomou, no final do mês de março, a instalação de segregadores ao longo da orla da cidade. Essa ação teve início na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro de Jatiúca, e tem como principal objetivo coibir os giros à esquerda nessa via.
Os segregadores foram colocados para impedir que os veículos realizem conversões à esquerda ao longo da Avenida Álvaro Otacílio, seja para seguir em direção ao continente ou para o lado oposto. A medida abrange todas as conversões, exceto nos cruzamentos semafóricos onde esses movimentos já são permitidos.
De acordo com Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, a proibição de giros à esquerda tem como objetivo reduzir os conflitos no trânsito da região da orla, minimizando os riscos de acidentes e melhorando o tempo de viagem, principalmente para o transporte público.
Estudos realizados demonstram que a proibição dessas conversões em determinados pontos pode reduzir as chances de acidentes, especialmente em locais de intenso tráfego. Além disso, a medida pode contribuir para melhorar o fluxo do tráfego, evitando congestionamentos e atrasos.
Para André de Alcântara Costa, diretor-presidente do DMTT, a proibição de conversões à esquerda também evita transtornos no trânsito em caso de colisões durante essas manobras. A ideia é reinstalar os segregadores na região e expandir a colocação do equipamento até a Avenida Professor Sandoval Arroxelas.
Com essas ações, o DMTT busca garantir a segurança no trânsito e melhorar a fluidez do tráfego na orla de Maceió.É importante destacar a importância de ações como essa para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes nas vias da cidade.