logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

DHS revela robô capaz de bloquear dispositivos IoT em residências sem fio.

COMPARTILHE

O Departamento de Segurança Interna (DHS) revelou recentemente um avanço significativo no campo da segurança doméstica: o robô de quatro patas chamado NEO. Este robô, desenvolvido para bloquear transmissões sem fio de dispositivos domésticos inteligentes, foi apresentado na Border Security Expo de 2024 e é construído com base no Quadruped Unmanned Ground Vehicle (Q-UGV), lembrando muito o conhecido robô Spot da Boston Dynamics.

De acordo com Benjamine Huffman, diretor dos Centros de Treinamento de Polícia Federal (FLETC) do DHS, o NEO possui um conjunto de antenas projetado para sobrecarregar redes domésticas, interrompendo assim dispositivos que dependem de Wi-Fi e outros protocolos de comunicação sem fio. Isso o torna eficaz contra uma ampla gama de dispositivos domésticos inteligentes populares que utilizam tecnologias sem fio para comunicações.

Além de bloquear dispositivos inteligentes, o NEO também pode ser utilizado pela polícia para se comunicar com indivíduos em áreas-alvo e fornecer informações visuais e auditivas aos policiais em terra. Huffman enfatizou que o robô carrega um computador de bordo e um conjunto de antenas que permitem aos oficiais criar um evento de ‘negação de serviço’ (DoS) para desabilitar dispositivos de ‘Internet das Coisas’ que possam representar riscos durante operações policiais.

A necessidade desse tipo de tecnologia se tornou evidente após um caso de abuso sexual infantil, no qual um suspeito utilizou sua câmera de campainha para visualizar agentes do FBI em sua porta, resultando em um tiroteio trágico. Como resposta a essa ameaça, o DHS também construiu a ‘FLETC Smart House’ para treinar a polícia sobre como dispositivos domésticos inteligentes podem ser usados contra eles.

É importante notar como o avanço da tecnologia trouxe a integracão de dispositivos inteligentes comuns nas casas, tornando-as potencialmente vulneráveis a ataques cibernéticos. O NEO representa uma resposta tecnológica a essas ameaças, capacitando a polícia a neutralizar potenciais perigos de forma mais eficaz e segura. Este desenvolvimento reflete a constante evolução do uso da tecnologia na segurança pública e a necessidade de adaptação para enfrentar desafios emergentes.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade