Publicidade

Publicidade

Postos de coleta de leite humano em Maceió salvam vidas de recém-nascidos prematuros

COMPARTILHE

Saiba como doar leite materno nos postos de coleta em Maceió

A doação de leite humano é um gesto de solidariedade e amor que pode salvar vidas de recém-nascidos prematuros. Em Maceió, existem dois postos de coleta onde as mães podem contribuir com esse ato tão importante. Os equipamentos estão localizados na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e na Unidade de Saúde da Família (USF) José Araújo, no Jacintinho.

Para se tornar uma doadora, é necessário cumprir alguns requisitos básicos, como ter exames de HIV, sífilis, hepatite B e C em dia, que podem ser realizados nos próprios postos de coleta. Além disso, é preciso estar com o hemograma atualizado, não estar fazendo uso de medicamentos, como antibióticos, e não apresentar fissuras mamárias. Uma vez que todos esses critérios são atendidos, a doadora é cadastrada para a coleta, que pode ser feita tanto em domicílio quanto na unidade de saúde.

Os profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió realizam a coleta do leite de forma domiciliar até três vezes por semana, para atender aquelas mães que não podem comparecer pessoalmente ao posto de coleta. Para agendar a visita, basta ligar para o número (82) 99172-9344.

Todo o leite coletado é encaminhado ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, onde passa pelo processo de pasteurização e é distribuído aos recém-nascidos prematuros, contribuindo para a promoção da saúde e a sobrevivência dessas crianças. Desde 2022, o posto de coleta da URS Hamilton Falcão arrecadou cerca de 253 mil litros de leite, enquanto o da USF José Araújo já coletou 53 litros em apenas seis meses de funcionamento.

A doação de leite materno é um ato de amor e solidariedade que pode fazer toda a diferença na vida dos bebês prematuros. Se você deseja contribuir com essa causa tão nobre, não hesite em entrar em contato com os postos de coleta em Maceió e fazer a diferença na vida dessas crianças.

Lembre-se: o gesto de doar leite humano pode salvar vidas!

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade