A Vigilância em Saúde de Maceió reforçou as ações do Plano de Contingência de Desastres em uma oficina realizada no último dia 10 de abril. O encontro reuniu equipes técnicas de diversas áreas para fortalecer a articulação e aprimorar os protocolos de resposta a desastres no município.
O Programa Vigidesastres Municipal, que faz parte da Vigilância em Saúde Ambiental de Maceió, promoveu a oficina com o objetivo de alinhar e fortalecer as ações do Plano de Contingência da Saúde diante de possíveis situações de desastres. A atividade foi realizada no auditório da Vigilância em Saúde, localizado no bairro de Jaraguá.
Durante a oficina, os participantes foram orientados sobre o funcionamento e preenchimento da planilha de etapas para resposta a eventos adversos. O foco era garantir uma maior organização e efetividade nas ações integradas. Os representantes das diferentes áreas demonstraram grande interesse e engajamento na atividade, considerando-a bastante produtiva.
Foram apresentadas as portarias do Vigidesastres Nacional e Municipal, juntamente com as competências do programa e os tipos de eventos com maior incidência em Maceió. Na segunda parte da oficina, os participantes puderam iniciar o preenchimento da planilha, compartilhando dúvidas, experiências e sugestões, contribuindo assim para o aprimoramento coletivo das estratégias.
Andrea Eufrazio, gerente da Vigilância Ambiental, destacou a importância da oficina e a troca de experiências entre as áreas, ressaltando a necessidade de reuniões periódicas ao longo do ano para aprimorar as estratégias existentes e garantir uma visão ampliada sobre as possíveis consequências de eventos adversos.
A participação dos representantes do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis, além das gerências de Saúde, Ecologia, Alimentos e Medicamentos da Vigilância Sanitária evidencia o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a prevenção, preparação e resposta eficaz a situações de emergência em saúde pública. Essa integração entre setores fortalece a atuação conjunta diante de possíveis desastres e promove a segurança da população.