A palestra sobre prevenção ao câncer de intestino realizada no Hospital da Cidade (HC) foi um importante evento voltado para sensibilizar e informar os colaboradores da unidade hospitalar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença. O evento ocorreu no dia 25 de março como parte da campanha Março Azul, que busca conscientizar as pessoas sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.
Durante a palestra, a gastroenterologista endoscopista e coordenadora do serviço de Endoscopia do HC, Eleusa Farias, destacou a relevância da prevenção desse tipo de câncer, ressaltando que o câncer colorretal é um dos poucos que podem ser prevenidos e tratados com altas taxas de cura quando descobertos precocemente. Ela enfatizou a importância dos exames de sangue oculto nas fezes e colonoscopia para detectar lesões antes que se tornem cancerígenas, além de diagnosticar o câncer em estágios iniciais.
A coordenadora também mencionou a importância do serviço de endoscopia do Hospital da Cidade, que foi implantado há um ano, proporcionando maior acessibilidade da população aos exames. Durante esse período, mais de 4 mil endoscopias digestivas e 2.500 colonoscopias foram realizadas, demonstrando a importância e a demanda por esses serviços na comunidade.
Além disso, o Hospital da Cidade planeja realizar um mutirão de exames de colonoscopia nos dias 5 e 6 de abril, como parte das ações da campanha Março Azul. A iniciativa visa reduzir a demanda reprimida por esses exames no Sistema Único de Saúde (SUS) e atender os usuários que já aguardam na fila de espera.
É importante ressaltar que o câncer de intestino é o terceiro tumor que mais causa mortes no Brasil, com mais de 40 mil novos casos por ano. No entanto, a doença possui altas taxas de cura quando diagnosticada precocemente, destacando a importância da realização de exames preventivos e da conscientização sobre os sintomas e fatores de risco associados ao câncer colorretal. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para garantir um tratamento bem-sucedido e aumentar as chances de cura.