O médico urologista do Hospital da Cidade, Rogério Bernardo, destacou a importância da prevenção do câncer de próstata durante um encontro com colaboradores da instituição. O evento faz parte das ações do Novembro Azul, que busca sensibilizar sobre o autocuidado e a prevenção na saúde masculina.
Durante sua apresentação, o Dr. Rogério ressaltou a necessidade de desmistificar tabus relacionados ao tema, incentivando um diálogo aberto sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente entre os homens. Ele trouxe à tona dados alarmantes, como o fato de que no Brasil dois terços dos homens com mais de 40 anos não realizam o exame de toque retal e metade nunca fez o exame de PSA, fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
Segundo o urologista, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para um tratamento eficaz e com maiores chances de cura. Por isso, o Hospital da Cidade tem promovido palestras para os colaboradores, contando também com a participação das mulheres, que desempenham um papel importante na conscientização de seus colegas de trabalho e familiares.
O câncer de próstata ainda é um assunto tabu entre os homens, conforme evidenciado por uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, que revelou que 60% deles têm receio de desenvolver a doença. Estima-se que nos próximos anos 10% a 16% da população masculina seja afetada por esse tipo de câncer, de acordo com o Ministério da Saúde.
Como parte das atividades do Novembro Azul, os colaboradores do hospital municipal de Maceió terão a oportunidade de agendar exames preventivos oferecidos pela unidade. A campanha é conduzida de forma integrada, com o apoio de profissionais de saúde do Hospital da Cidade.
O Novembro Azul é uma campanha global que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Iniciada na Austrália em 2003, a campanha ganhou destaque em todo o mundo, desempenhando um papel crucial na divulgação de informações essenciais sobre a saúde masculina.
Dados do Instituto Nacional de Câncer indicam que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. Em 2020, foram estimados cerca de 65.840 novos casos da doença no Brasil, reforçando a urgência de ações que promovam a conscientização e a prevenção. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as taxas de cura, uma vez que o câncer de próstata, quando detectado em estágios iniciais, apresenta altas chances de sucesso no tratamento.
Por meio das ações do Novembro Azul, o Hospital da Cidade e seus colaboradores buscam contribuir para a promoção da saúde masculina e a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.