logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Monitoramento vacinal em Maceió: ação da saúde avalia cobertura contra poliomielite e sarampo.

COMPARTILHE

A partir desta terça-feira (25), a Secretaria de Saúde de Maceió está realizando o Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV), uma iniciativa proposta pelo Ministério da Saúde com o intuito de avaliar a situação vacinal contra a poliomielite e o sarampo em crianças menores de cinco anos de idade.

Essa ação integrada entre Coordenação Técnica de Imunização, Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária envolve visitas casa a casa para verificar os cartões de vacinação das crianças, identificando áreas com baixa cobertura vacinal. Diversas ruas de diferentes bairros de Maceió foram selecionadas para compor a amostra dos domicílios a serem visitados.

Segundo a coordenadora Técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, essa ação é essencial para mapear as áreas com baixa cobertura vacinal e desenvolver estratégias que permitam atingir as metas vacinais preconizadas, protegendo a população contra essas doenças preveníveis pelas vacinas.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, a cobertura preconizada de vacinação para poliomielite e sarampo é de 95%. Até junho deste ano, a cobertura contra a poliomielite em Maceió era de 79,79% para a vacina inativada (VIP) e 89,07% para a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Além de fortalecer as ações de vacinação, é essencial conscientizar a população sobre a importância de manter a rotina de vacinação em dia. Durante as visitas casa a casa, as equipes de vacinação avaliarão os cartões das crianças e, caso haja atraso nas vacinas contra a poliomielite e o sarampo, será realizada a atualização.

Essa iniciativa visa garantir a saúde e proteção das crianças, contribuindo para a prevenção de doenças infectocontagiosas. A população de Maceió deve estar atenta às orientações e colaborar com as equipes de saúde para garantir a cobertura vacinal adequada na cidade.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade