No mês de março, a Secretaria de Saúde de Maceió dá início à campanha Março Lilás, com o objetivo de intensificar a prevenção do câncer de colo de útero. A iniciativa visa promover a conscientização sobre essa doença, que é o terceiro tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
A campanha pretende mobilizar as mulheres por meio de informações e incentivar o diagnóstico precoce, promovendo o autocuidado e oferecendo assistência por meio de consultas ginecológicas, citopatológicos, testes rápidos e suporte em saúde da mulher de forma geral. A Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher é a responsável por promover essa campanha, que busca atingir o maior número possível de mulheres para promover a conscientização e prevenção do câncer, além de informar a sociedade sobre a importância da saúde da mulher.
Durante todo o mês, diversas atividades serão realizadas em pontos estratégicos de Maceió. No Parque do Centenário, teve início a campanha com panfletagem, palestras, orientações, solicitação de mamografias, vacinação, testes rápidos para detectar ISTs e oferta de ventosaterapia. No Mirante da Santa Amélia, haverá educação em saúde, atividades físicas e animação com a Banda da Guarda Municipal. Já na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, estão programadas palestras, orientações, panfletos informativos, vacinação, mamografias, testes rápidos e ventosaterapia.
Além das atividades em espaços públicos, as Unidades de Saúde também participarão da campanha, oferecendo exames clínicos da mama, citopatológicos, solicitação de mamografias, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos, vacinação, salas de espera e avaliação odontológica. A programação inclui ainda uma “Gincana da Citologia”, premiando a unidade de saúde que mais realiza citologias com um passeio de bem-estar e lazer. O Pam Salgadinho também intensificará as consultas ginecológicas, mastologistas, mamografias e palestras voltadas à saúde da mulher.
Nos dias 19 e 26 de março, haverá uma capacitação em citologia para profissionais de enfermagem de todas as Unidades de Saúde. A campanha Março Lilás visa, assim, promover a conscientização e prevenção do câncer de colo de útero, incentivando as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem exames regularmente para garantir o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.