Saúde Municipal Oferece Apoio Especializado para a Cessação do Tabagismo
No próximo sábado, 31 de maio, celebra-se o Dia Mundial Sem Tabaco, um evento que busca gerar conscientização quanto aos malefícios do tabagismo e promover estratégias eficazes que ajudem as pessoas a deixarem o vício. Neste ano, a iniciativa traz o tema "Desmascarando a Indústria do Tabaco: Expondo as táticas das empresas para deixar os produtos de tabaco e nicotina mais atrativos". A proposta é alertar o público sobre as estratégias utilizadas pelo mercado para seduzir consumidores, especialmente os jovens, a se tornarem usuários de produtos como os cigarros eletrônicos.
A campanha também promove ações para reduzir a busca por produtos de tabaco, enfatizando a necessidade de regulamentações mais rigorosas. A proibição da publicidade e promoção desses itens, retransmitidas por meio de plataformas digitais e outros meios de comunicação, está entre as principais alianças propostas para proteger as novas gerações.
Em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde está atenta a essas questões e disponibiliza Núcleos de Cessação ao Tabagismo. Com uma equipe multiprofissional, composta por médicos pneumologistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, esses núcleos oferecem um suporte abrangente para aqueles que desejam abandonar tanto o cigarro tradicional quanto os dispositivos de fumo eletrônico, como os Vapes. O acolhimento e a orientação são fundamentais, mesmo para aqueles que não têm uma vaga imediata nos programas, já que o apoio emocional e informativo pode dar início ao processo de cessação.
Laís Porangaba, responsável técnica pelos Núcleos da Saúde Municipal, reafirma que todos são bem-vindos, independentemente da disponibilidade de vagas. O foco é garantir que todos os usuários recebam a orientação necessária para iniciar o processo de abandono do vício, o que é vital para o controle do tabagismo na cidade. O tratamento oferecido é composto por uma avaliação clínica e pode ser realizado de forma individual ou em grupos, com diversas estratégias adaptadas ao perfil de cada participante.
Para acessar os serviços, os interessados devem se dirigir a uma unidade onde os Núcleos estão instalados, levando um documento de identificação com foto e o cartão do SUS. Não é necessário um encaminhamento médico.
Os Núcleos de Cessação estão disponíveis em diversas localizações, como o II Centro de Saúde na Praça da Maravilha – Poço, Unidade de Referência em Saúde João Paulo II – Jacintinho, USF Guaxuma, URS Roland Simon – Vergel, entre outras. Essa rede de apoio é uma iniciativa essencial para garantir um futuro mais saudável à população de Maceió e reforçar a luta contra o tabagismo.