A Secretaria de Saúde de Maceió deu início às ações da campanha Janeiro Branco 2025, com o objetivo de destacar a importância do cuidado com a saúde mental ao longo do mês. Sob o tema “Saúde Mental é para Todos”, a campanha visa sensibilizar a população e incentivar a busca por ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras, sem receio de julgamentos.
Diversas atividades serão realizadas nos equipamentos de saúde da capital alagoana, com foco na conscientização sobre a saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) terão oficinas temáticas, como artesanato e arte-terapia, além de promover reflexões sobre a importância desse tema.
O Caps AD Everaldo Moreira preparou uma programação especial, com rodas de conversa, palestras, caminhadas pela saúde mental, Feira de Saúde e Bem-Estar, entre outras atividades. Na sede da SMS, está prevista uma série de ações voltadas ao bem-estar da saúde mental dos servidores e da população em geral, incluindo práticas integrativas como auriculoterapia e automassagem.
O Núcleo de Reabilitação Psicossocial organizará atividades na Praça Centenário, com oficinas de bijuterias, jogos de mesa e práticas integrativas como auriculoterapia e automassagem. Além disso, será inaugurado o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que oferecerá atendimentos semanais.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estão previstas rodas de conversa com a comunidade, abordando temas como autocuidado e prevenção de transtornos mentais. O Hospital da Cidade terá uma ampla mobilização, incluindo escuta ativa, plantão psicológico, divulgação de informações sobre saúde mental, entre outras ações.
A campanha Janeiro Branco em Maceió faz parte de um movimento nacional criado em 2014 para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. Com a participação de profissionais de saúde, ONGs e a comunidade, a iniciativa busca promover a saúde mental e combater o estigma associado a questões psicológicas.
Em Maceió, a rede municipal de saúde conta com diversos equipamentos de apoio, como os Caps e as UBSs, que oferecem serviços especializados e uma equipe multiprofissional para acolher e orientar os usuários do Sistema Único de Saúde em questões relacionadas à saúde mental.