No dia 12 de junho de 2024, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma mesa redonda com o tema “Violência contra a Pessoa Idosa: Qual o Papel do Profissional de Saúde?”. O evento, que aconteceu no auditório da SMS, teve como propósito capacitar os profissionais de saúde sobre a importância da identificação e notificação de casos de violência contra a pessoa idosa, como parte das ações da campanha Junho Violeta.
Diversos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Defensoria Pública de Alagoas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) estiveram presentes, abordando o papel e atuação de cada instituição no atendimento à pessoa idosa e os encaminhamentos necessários para garantir seus direitos.
Denyse Maia, responsável técnica do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, destacou a importância da mesa redonda como uma atividade de atualização e capacitação dos profissionais de saúde para identificar casos de violência contra os idosos atendidos nas unidades de saúde. O objetivo era proporcionar conhecimento específico para acolher, dialogar e tomar as medidas necessárias em prol do bem-estar e da saúde desses idosos.
Durante o evento, foi ressaltada a relevância da notificação das violências praticadas contra a pessoa idosa e o acionamento da rede de proteção. Rozali Costa, assistente social da área de Vigilância das Violências e Acidentes da SMS, enfatizou que a notificação no Sistema Único de Saúde (SUS) é essencial para garantir a proteção dos idosos, permitindo que a rede de proteção seja acionada para tomar as medidas cabíveis.
O Junho Violeta, movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra os idosos. A campanha visa sensibilizar a sociedade para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento das pessoas idosas vítimas de violência.
Nesse contexto, a mesa redonda promovida pela SMS foi uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos profissionais de saúde e reforçar a importância do engajamento de toda a comunidade na proteção e cuidado com a pessoa idosa. A notificação dos casos de violência e o acionamento da rede de proteção são ações fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos em nossa sociedade.