Durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando a conscientização sobre a Doença de Chagas, uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, endêmica em grande parte da América Latina, incluindo o Brasil. A SMS alerta a população sobre os riscos do agravo e as principais ações realizadas para a prevenção, controle e tratamento da enfermidade.
O besouro Triatomíneo é o vetor responsável pela transmissão da doença, sendo uma das formas de contaminação é a picada do inseto. A SMS orienta a população sobre a importância de não esmagar ou danificar o inseto ao encontrá-lo, mas sim capturá-lo e encaminhá-lo para análise em um Posto de Informação de Triatomíneos (PIT).
Além disso, a população pode acionar o Disque Denúncia (82) 3312-5495 para o recolhimento do inseto e inspeção do imóvel em busca de vestígios de triatomíneos. A bióloga e técnica da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Camila Lima, destaca que os PITs são fundamentais para informação e coleta de triatomíneos, aproximando a população da saúde pública.
A doença de Chagas pode ser transmitida de diversas formas, como vetorial, oral, vertical, acidental, por transfusão de sangue ou transplante de órgãos. Por isso, é fundamental adotar medidas de prevenção, como a redução do contato com o inseto, controle adequado, vedação de rachaduras nas paredes, uso de telas nas janelas e portas, repelentes e mosquiteiros, além de evitar o acúmulo de materiais nas residências.
Para buscar atendimento, as pessoas com suspeita da doença devem procurar as unidades básicas de saúde para avaliação, exames, acompanhamento e tratamento, uma vez que o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações. O tratamento está disponível na rede pública e é mais eficaz quando iniciado precocemente.
Em Maceió, existem dois serviços de referência para casos mais graves ou que necessitam de avaliação especializada: o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes-HUPAA e o Bloco A no PAM Salgadinho. Para mais informações sobre a doença de Chagas, acesse os links disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.