A Vigilância Sanitária de Maceió interditou, nesta quarta-feira, um laboratório clínico na Levada por apresentar irregularidades sanitárias. O estabelecimento estava operando sem alvará sanitário, sem responsável técnico e sem contrato com uma empresa especializada em resíduos contaminados, descumprindo a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa nº 786/2023.
Diante disso, o laboratório tem um prazo de 90 dias para se adequar às normas sanitárias e solicitar a desinterdição. Além disso, foi autuado e está sujeito a penalidades que incluem multas que variam de R$180,00 a R$38 mil em caso de reincidência nas infrações.
Para denunciar estabelecimentos que não estejam em conformidade com as normas sanitárias e representem riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível fazer denúncias via WhatsApp, no número (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia.
Todas as denúncias são recebidas de forma anônima para garantir o sigilo do denunciante. A interdição do laboratório clandestino é uma medida importante para proteger a saúde da população e garantir que os estabelecimentos de saúde estejam em conformidade com as normas estabelecidas.
As imagens divulgadas mostram as condições em que o laboratório interditado operava de forma clandestina. É fundamental que a população esteja atenta e denuncie irregularidades, contribuindo para a manutenção da saúde pública na cidade de Maceió. É responsabilidade de todos zelar pelo cumprimento das normas sanitárias e garantir a segurança nos estabelecimentos de saúde da região.