A Vigilância Sanitária de Maceió interditou um comércio de coco localizado na Jatiúca, após identificar irregularidades durante uma fiscalização de rotina realizada nesta terça-feira (18). O estabelecimento, que estava funcionando de forma clandestina, foi interditado pela equipe da Visa.
Segundo o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, o estabelecimento não possuía autorização do Ministério da Agricultura, nem alvará sanitário para funcionamento. Além disso, o manuseio e armazenamento dos produtos não estavam de acordo com as normas sanitárias estabelecidas.
De acordo com Santos, o comércio estava operando sem a devida autorização dos órgãos competentes e apresentava irregularidades no armazenamento e refrigeração dos produtos. Também foi constatado um déficit na questão de higiene, com acúmulo de descartáveis e produtos tumultuados no local.
O estabelecimento interditado terá um prazo de 90 dias para regularizar a situação e poder voltar a funcionar de acordo com as normas sanitárias exigidas. Os representantes do comércio de coco poderão receber uma multa que varia de R$ 180,00 a 38 mil reais, dependendo do grau de reincidência.
A população de Maceió pode denunciar irregularidades em estabelecimentos que não estão adequados às normas sanitárias e representam riscos à saúde ligando para a Vigilância Sanitária Municipal no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
As fotos divulgadas mostram as condições do estabelecimento interditado e ressaltam a importância de cumprir as normas sanitárias para garantir a saúde dos consumidores. O endereço da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió é Rua Dias Cabral, 569 – Centro, CEP 57020-250, telefone 82 3312-5400, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h.