logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inserção de DIU em Maceió promove segurança e planejamento familiar na população

COMPARTILHE

As mulheres de Maceió agora têm à disposição a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em 16 locais da rede municipal de saúde. Esse procedimento é um método contraceptivo altamente eficaz, com 99% de eficácia na prevenção da gravidez e validade de 10 anos, conforme informações da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) oferece o serviço de inserção do DIU gratuitamente em 15 Unidades de Saúde, além do programa Saúde da Gente, visando proporcionar mais segurança no planejamento familiar da população. Até o início de junho deste ano, foram realizados 192 procedimentos de inserção do dispositivo, de acordo com a Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher da SMS.

As mulheres interessadas em utilizar o DIU devem buscar atendimento médico nas Unidades de Referência que realizam o procedimento. Após uma avaliação com o profissional da Atenção Primária, são fornecidas orientações sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais. Exames preventivos também são solicitados para confirmar a aptidão da mulher para realizar o procedimento.

A ginecologista e obstetra da SMS, Jaqueline Cardoso, destaca que o DIU disponibilizado pelo município é feito de cobre e não contém hormônios, sendo seguro e eficaz. Ela ressalta a importância dos exames pré-inserção, como ultrassonografia pélvica, colpocitologia oncótica, cultura de secreção vaginal e beta-HCG, para garantir a segurança e eficácia do procedimento.

Os possíveis efeitos colaterais do DIU incluem aumento das cólicas e do fluxo menstrual nos primeiros meses de uso, que tendem a diminuir com o tempo e podem ser controlados com o uso de analgésicos. Jaqueline Cardoso também enfatiza a necessidade de acompanhamento médico após a inserção do dispositivo, para confirmar sua correta posição no útero, por meio de ultrassonografia.

Os 16 locais que realizam a inserção do DIU em Maceió são: Pam Salgadinho (Poço), Osvaldo Brandão (Ponta da Terra), UBS Roland Simon (Vergel), USF José Bernardes (Rio Novo), Geraldo Melo (Bom Parto), USF João Sampaio (João Sampaio), Paulo Leal (Feitosa), Novo Mundo (Novo Mundo), URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Frei Damião (Benedito Bentes), Dídimo Otto Kummer/Carminha (Benedito Bentes), UDA UFAL (Cidade Universitária), Walter de Moura (Santa Amélia), USF Vereador Sérgio Quintella (Santa Lúcia), UBS Pimentel Amorim (Benedito Bentes) e Saúde da Gente.

A disponibilidade do DIU em tantos locais da rede municipal de saúde de Maceió representa um avanço significativo na promoção da saúde e no planejamento familiar das mulheres da cidade. É fundamental que as mulheres interessadas neste método contraceptivo busquem as unidades de saúde mencionadas munidas dos documentos necessários para realizar o procedimento.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade