No Hospital da Cidade, uma equipe composta por profissionais se dedicou a levar ações de promoção à saúde mental para pacientes, acompanhantes e colaboradores. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Saúde da Gente, o maior programa de saúde itinerante do país, o HC aproveitou o mês dedicado aos cuidados com a saúde mental para conscientizar sobre a importância de cuidar do bem-estar emocional.
Durante as salas de espera do hospital, momento em que os pacientes aguardam para realização de exames, consultas e procedimentos, a equipe de psicologia do HC explicou aos presentes o significado e a importância do Janeiro Branco. Fabiana Bitu, responsável técnica pelo Setor de Psicologia do HC, ressaltou a importância de alertar os pacientes e seus acompanhantes sobre os cuidados com a saúde mental, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e atitudes que promovam o bem-estar.
Além disso, o hospital recebeu a Equipe de Psicologia do Programa Saúde da Gente para realizar escuta ativa com os colaboradores. Segundo Acleydna Ferro, Coordenadora Multiprofissional do HC, é essencial que os cuidadores também recebam suporte e atenção à saúde mental, destacando a importância de buscar apoio psicológico quando necessário.
Como parte das atividades, o HC também proporcionou aos colaboradores sessões de auriculoterapia com o professor e especialista Cleidson Alan Cardoso da Silva. Essa técnica de medicina alternativa consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e emocionais, visando o equilíbrio do corpo e da mente.
O Janeiro Branco é uma campanha que busca alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional, prevenindo doenças como a ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Esse movimento se destaca no primeiro mês do ano, quando as pessoas geralmente estão mais propensas a fazer planejamentos e buscar mudanças em suas vidas. A conscientização sobre esses temas é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos.