logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Famílias de Maceió devem atualizar dados do Bolsa Família nas unidades de saúde.

COMPARTILHE

Beneficiárias do Programa Bolsa Família, que totalizam 157 mil famílias cadastradas no município de Maceió, devem estar atentas para a atualização de seus dados junto às unidades de saúde da capital alagoana. O acompanhamento é obrigatório e direcionado, principalmente, para crianças de 0 a 7 anos e mulheres entre 14 e 44 anos, incluindo gestantes, com o intuito de assegurar a manutenção dos benefícios concedidos pelo programa.

Para realizar a atualização, é fundamental que as mães ou responsáveis pelas crianças compareçam às unidades de saúde, acompanhadas dos menores, portando documentos pessoais, cartões de vacinação, do Bolsa Família e do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de gestantes, é necessário também apresentar o cartão de pré-natal, atendendo às exigências estabelecidas pelo Governo Federal.

Durante o processo de atualização, as equipes de saúde irão verificar se as gestantes estão cumprindo todas as etapas do pré-natal, incluindo consultas, exames, vacinas e participação em atividades educativas sobre aleitamento materno e alimentação saudável. Já as crianças passarão por acompanhamento de peso, altura, avaliação nutricional e atualização do calendário vacinal, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Essa atualização de informações é realizada semestralmente.

Na primeira vigência de 2024, referente ao primeiro semestre, apenas 57,07% das famílias beneficiadas realizaram a atualização. A convocação atual se destina ao acompanhamento da 2ª vigência do programa e visa coletar dados fundamentais para a construção do perfil de saúde das famílias assistidas.

É importante ressaltar a importância desse acompanhamento para garantir a continuidade dos benefícios do Programa Bolsa Família, atendendo às condicionalidades de saúde estabelecidas. A iniciativa visa não apenas o repasse de recursos financeiros, mas também o cuidado com a saúde e bem-estar das famílias em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió está disponível para esclarecer dúvidas e fornecer mais informações sobre o processo de atualização de dados.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade