logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Deputado Pinheirinho promove audiência para discutir autorização do medicamento Elevidys para tratamento da distrofia muscular de Duchenne

COMPARTILHE

Na tarde desta terça-feira, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promoverá uma audiência pública para discutir a autorização do medicamento Elevidys pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da distrofia muscular de Duchenne. A doença, que é degenerativa, afeta aproximadamente 1 a cada 3.500 nascidos vivos do sexo masculino em todo o mundo.

O medicamento Elevidys, que já foi aprovado nos Estados Unidos para pacientes pediátricos ambulatoriais de 4 a 5 anos com a doença, consiste em uma terapia de transferência de genes de dose única para infusão intravenosa. O objetivo é abordar a causa subjacente da distrofia muscular de Duchenne através da produção direcionada de microdistrofina no músculo esquelético.

O deputado Pinheirinho (PP-MG) foi o responsável por solicitar a realização do debate e destaca a importância da agilidade da Anvisa em autorizar o registro do medicamento no Brasil. Segundo ele, o tratamento traz a expectativa de melhor eficácia nos testes, como já vem sendo observado nos Estados Unidos. O tempo é crucial, pois a demora na autorização pode resultar na diminuição e perda da oportunidade de tratamento para as crianças com 5 anos de idade.

A audiência pública contará com a presença de diversos convidados e está marcada para as 9 horas, no plenário 7 da Câmara dos Deputados. Será um momento importante para reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para debater e avaliar o cenário em torno da autorização do medicamento Elevidys para o tratamento da distrofia muscular de Duchenne no Brasil. A expectativa é que a discussão contribua para esclarecer dúvidas e promover avanços na área da saúde.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade