A importância da capacitação em boas práticas sanitárias para garantir a segurança alimentar da população foi o foco de mais uma iniciativa da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa). No último dia 24 de abril, a Visa promoveu uma palestra destinada a 50 funcionários de um supermercado localizado no bairro Petrópolis, visando orientar e capacitar os profissionais que lidam diariamente com a manipulação e armazenamento de alimentos.
A capacitação foi conduzida pela nutricionista e fiscal da Gerência da Inspetoria de Alimentos, Jadna Moreira, e pelo servidor Hélio Góes, que abordaram temas como fracionamento e fatiamento de frios, armazenamento de alimentos em câmaras frias, condições do estoque, higienização e controle de pragas. Essas orientações têm como objetivo principal garantir o cumprimento das normas e legislações sanitárias, de modo a assegurar a qualidade e segurança dos produtos oferecidos no estabelecimento.
O curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos faz parte das ações rotineiras da Visa de Maceió, visando conscientizar e orientar os diversos segmentos de alimentos sobre a importância de seguir padrões de qualidade e segurança. Ao final da capacitação, os participantes receberam um certificado atestando a conclusão do curso, reconhecendo o comprometimento com as melhores práticas no manuseio de alimentos.
A iniciativa da Visa de capacitar os funcionários de supermercados em boas práticas sanitárias é fundamental para garantir não só a segurança alimentar da população, mas também para promover a saúde pública e o cumprimento das normas vigentes. A conscientização e educação dos profissionais que lidam diretamente com a manipulação de alimentos são passos essenciais para garantir a qualidade e segurança dos produtos disponíveis no mercado, contribuindo assim para o bem-estar e saúde dos consumidores.