logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Congresso Nacional se ilumina de vermelho em homenagem ao Dia Internacional da Talassemia e conscientização sobre a doença genética.

COMPARTILHE

Na última quarta-feira (8), o Congresso Nacional foi iluminado de vermelho em celebração ao Dia Internacional da Talassemia. A iniciativa partiu do deputado Lula da Fonte (PP-PE) e teve como objetivo chamar a atenção para essa doença genética e crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A talassemia é uma condição que resulta na produção de hemácias defeituosas, levando os pacientes a necessitarem de transfusões sanguíneas regulares nos casos mais graves. Segundo a Federação Internacional de Talassemia, aproximadamente 100 milhões de indivíduos são portadores dos genes responsáveis por essa enfermidade, com mais de 300 mil bebês nascendo anualmente com formas graves da doença.

A data comemorativa tem como propósito conscientizar a população sobre a talassemia e seu impacto na vida das pessoas afetadas, destacando a importância da solidariedade e do apoio aos pacientes. Neste ano, as ações estão voltadas para a defesa de um mundo onde todos os pacientes com talassemia tenham acesso igualitário a um diagnóstico preciso, opções de tratamento atuais e futuros, e cuidados de saúde abrangentes, independentemente de sua localização ou situação econômica.

O diagnóstico da talassemia é realizado por meio da análise da história clínica do paciente, sua origem étnica e exames laboratoriais específicos. Os sintomas variam de acordo com a gravidade da doença e incluem fadiga, palidez, atraso no crescimento, aumento do baço e alterações ósseas.

Embora ainda não haja uma cura para a talassemia, existem opções de tratamento que permitem controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A iluminação do Congresso Nacional de vermelho ressalta a importância de continuar a pesquisa e investir em políticas públicas que garantam o acesso adequado ao diagnóstico e tratamento para todos os indivíduos afetados por essa condição.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade