logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Capacitação de profissionais da saúde em Maceió fortalece combate às ISTs

COMPARTILHE

A cidade de Maceió está intensificando o combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) por meio de um programa de capacitação contínua para profissionais da área da saúde. Essa iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), visa preparar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da capital para lidar de forma eficaz e atualizada com a prevenção e o tratamento das ISTs.

Os treinamentos tiveram início em fevereiro e acontecerão até novembro de 2025 no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá. Eles são ministrados por especialistas como as psicólogas Sandra Gomes e Mariana Tavares, e a enfermeira Géssyca Melo. O foco das formações é aprimorar o atendimento na rede pública municipal, com ênfase na prevenção combinada, aconselhamento pré e pós-testes, e na prática de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Segundo os responsáveis pelo programa, a capacitação contínua é fundamental para garantir um atendimento qualificado, especialmente em casos de resultado positivo para HIV, que demandam uma abordagem humanizada e específica. As atualizações dos protocolos do Ministério da Saúde e a ênfase na prevenção combinada são essenciais para garantir a eficácia e segurança do atendimento.

Além da parte teórica, os participantes também realizam testes rápidos sob supervisão, o que contribui para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. As capacitações ocorrem duas vezes ao mês, reforçando a estratégia de combate e prevenção às ISTs no município de Maceió até o final de 2025.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da cidade de Maceió em fortalecer a capacitação de seus profissionais de saúde, garantindo um atendimento de qualidade e atualizado para a população. Através dessas ações, a cidade busca melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, visando sempre a promoção da saúde e qualidade de vida de seus cidadãos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade