A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) lançou uma iniciativa de busca ativa para o diagnóstico de tuberculose na Unidade de Saúde da Família (USF) Sérgio Quintela, no bairro Santa Lúcia. O objetivo é identificar o maior número possível de pessoas com sintomas da doença, a fim de encorajá-las a realizar o tratamento adequado. Neste primeiro dia de atendimento, 22 indivíduos foram cadastrados para passar pela avaliação.
Essa ação visa reforçar os serviços de diagnóstico e tratamento de tuberculose já oferecidos na Atenção Primária, expandindo para novos locais além do 2º Centro de Saúde, situado no Poço e conhecido como referência no tratamento da doença. A diretora de Atenção à Saúde da SMS destacou que a busca ativa é parte do projeto de pesquisa Start 4All, apoiado pela Unitaid, uma iniciativa global de saúde focada na melhoria da triagem de tuberculose em parceria com a SMS.
No dia 21 de janeiro, a UBS José Guedes de Farias, na Santa Amélia, intensificará os atendimentos, seguida pela URS IB Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins, em 28 de janeiro. Os horários de atendimento nos dois locais são das 8h às 14h. Para receber atendimento, os usuários acima de 18 anos que apresentarem sintomas como tosse seca por mais de duas semanas, febre, suores noturnos, perda de apetite e peso devem comparecer a uma das unidades de saúde com documentos pessoais e o cartão do SUS.
Essas ações visam enfatizar a importância do diagnóstico precoce para melhor atender às necessidades da população. A SMS pretende estender as ações de combate à tuberculose nas unidades de saúde de Maceió, visando identificar e tratar um maior número de pessoas. A busca ativa segue em andamento, com a proposta de alcançar o máximo de indivíduos possível e fornecer o tratamento adequado a todos os afetados pela doença.