logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Aumento alarmante de suicídios entre crianças e adolescentes preocupa especialistas e parlamentares em audiência pública na Câmara dos Deputados.

COMPARTILHE

Na tarde desta quinta-feira, 18 de abril de 2024, a deputada Erika Kokay (PT-DF) alertou para o preocupante aumento de suicídios entre crianças e adolescentes nos últimos anos durante uma audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados. O debate, marcado para a próxima terça-feira, dia 23, tem como tema central a prevenção do suicídio nos espaços educacionais e os cuidados necessários com pessoas impactadas pelo suicídio de alguém próximo, também conhecido como “posvenção”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos aumentou em 45% no período de 2016 a 2021. A deputada ressaltou que o suicídio e suas tentativas têm se tornado cada vez mais presentes nas escolas, sendo a violência um fator de risco significativo. Ela destacou que o sofrimento expressado por muitas crianças e adolescentes na escola pode estar relacionado à violação de suas necessidades e direitos.

A audiência está agendada para as 10 horas, no plenário 3 da Câmara dos Deputados, e contará com a presença de diversos convidados. A iniciativa da deputada Erika Kokay tem como objetivo conscientizar e debater medidas eficazes para prevenir o suicídio entre os jovens, além de oferecer suporte adequado para aqueles que foram impactados por essa triste realidade.

A preocupação com o aumento dos casos de suicídio entre crianças e adolescentes no Brasil tem mobilizado autoridades e especialistas da área da saúde e da educação, evidenciando a urgência de ações preventivas e de apoio para lidar com essa questão delicada. A audiência pública promovida pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados representa um importante passo nesse sentido, buscando soluções para um problema que afeta diretamente a vida de muitos jovens no país.

Com informações da Camara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade