logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Acolhimento Municipal destaca equidade na saúde em Maceió: SMS promove inclusão no SUS.

COMPARTILHE

No auditório do Cesmac (Farol), na tarde da última terça-feira (28), aconteceu o acolhimento municipal dos projetos PET-Saúde Equidade, uma importante iniciativa voltada para a promoção da equidade e inclusão na saúde pública. O evento reuniu autoridades acadêmicas, profissionais de educação e acadêmicos que vão atuar no projeto, com o objetivo de discutir a temática da equidade e valorizar as diversidades de gênero, raça, etnia, sexualidade e deficiências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação teve início com as boas-vindas do grupo de percussão Batuque Mundaú, coordenado pelo programa Consultório na Rua. Em seguida, ocorreu um painel intitulado “Travesti e a Inclusão: Desafios e Conquistas de Profissionais Trans na Saúde”, ministrado por Natasha Wonderfull, Técnica do Consultório na Rua. Posteriormente, a fisioterapeuta Eduarda Lemos compartilhou suas experiências como mulher PCD.

Além disso, houve um bate-papo com o psicólogo Cauê Assis sobre “Diversidade, Equidade e Inclusão na Saúde”, onde ele compartilhou sua atuação profissional e vivências como homem trans. A culminância do evento foi a apresentação dos três projetos aprovados no PET-Saúde Equidade. Tereza Carvalho, técnica da SMS e coordenadora do projeto, apresentou os eixos temáticos de atuação que serão trabalhados.

Maceió foi contemplada com a aprovação de três projetos, demonstrando o compromisso da cidade com a promoção da equidade na saúde. O evento destacou a importância da valorização e inclusão das diversidades no setor da saúde, reforçando o compromisso das instituições envolvidas em promover políticas equitativas e inclusivas.

A participação de profissionais que compartilharam suas experiências pessoais e desafios durante o evento foi fundamental para a construção de um sistema de saúde mais justo e acolhedor para todos. A mesa de honra contou com diversas autoridades acadêmicas e municipais, evidenciando o engajamento de diferentes setores na promoção da equidade na saúde.

Profissionais de Saúde da SMS também marcaram presença na Oficina Nacional do PET-Saúde Equidade em Brasília, onde três técnicas que coordenam os projetos em Maceió tiveram a oportunidade de se capacitar e trocar experiências com outros coordenadores de projetos de todo o Brasil.

Essa participação reforça a importância da integração entre gestão pública e academia para promover a equidade no SUS e evidencia o compromisso de Maceió em promover uma saúde mais inclusiva e equitativa para todos os cidadãos. A valorização das diversidades e a busca por políticas mais igualitárias são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade