logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Ações preventivas contra ISTs são promovidas durante São João Massayó, em Maceió.

COMPARTILHE

Durante o São João Massayó, no polo Jaraguá, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo ações fundamentais de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais. Até o momento, mais de 60.100 preservativos foram distribuídos, incluindo 57.600 preservativos externos, 2.500 internos e cinco mil sachês de gel lubrificante.

Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de ISTs, destacou a excelente receptividade do público em relação às orientações e insumos disponibilizados. A interação tem sido positiva, com boa aceitação e procura tanto por jovens quanto por adultos. A participação ativa da população é fundamental para ampliar e tornar mais acessíveis as estratégias de prevenção combinada. Além disso, a abordagem educativa tem facilitado o diálogo e esclarecido dúvidas sobre o uso correto dos preservativos e dos géis lubrificantes.

A distribuição ampliada de preservativos e insumos está ocorrendo em pontos estratégicos de grande circulação, como o Mercado do Artesanato, Mercado de Jaraguá e o Pam Salgadinho. Neste ano, a ênfase está na prevenção combinada contra ISTs, destacando a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

Além da distribuição de preservativos, a SMS de Maceió oferece acesso à PEP nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e à PrEP no Pam Salgadinho. O autoteste para HIV está disponível para pessoas em uso de PrEP e populações-chave, como trabalhadores do sexo, HSH, gays, transsexuais, usuários de álcool e outras drogas, e populações prioritárias. Testes rápidos também estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento no Pam Salgadinho.

Por meio dessas iniciativas, a Prefeitura de Maceió reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, especialmente em eventos de grande porte como o São João Massayó, onde a conscientização e a prevenção são essenciais. A promoção da saúde pública é prioridade, e a disponibilização de insumos e serviços contribui significativamente para a redução da transmissão de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade