No Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) e a Sociedade Brasileira de Nefrologia promoveram ações educativas intensificadas para reforçar a importância do diagnóstico e acesso ao tratamento da doença renal crônica.
Com o objetivo de atender pessoas com doenças crônicas e conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento renal, equipes da SMS realizaram uma série de atividades no bloco B Pam Salgadinho. Entre as ações, destacam-se a distribuição de panfletos informativos, palestras sobre cuidados com a saúde dos rins e a importância do diagnóstico precoce na eficácia do tratamento da doença.
A nefrologista da SMS, Janecleide Cavalcante, liderou a campanha e conversou com os usuários do Pam Salgadinho sobre os fatores de risco, grupos vulneráveis e as opções de tratamento para a doença renal crônica. Segundo ela, a condição pode ser identificada por lesões nos rins, com os principais grupos de risco sendo pessoas com doenças crônicas, diabéticos, hipertensos, obesos, portadores de doenças cardiovasculares e idosos.
Além das ações no Pam Salgadinho, equipes da SMS marcaram presença no Hospital da Cidade com atividades educativas que visavam conscientizar a população sobre a importância da dosagem de creatinina, dos cuidados com a saúde e do tratamento renal adequado.
As ações de prevenção e conscientização sobre os cuidados com os rins também se estenderam às Unidades Básicas de Saúde e terão continuidade no próximo domingo (16), com a realização de serviços e informações sobre prevenção na orla de Ponta Verde, das 8h às 13h.
Dessa forma, a campanha realizada pela SMS e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia no Dia Mundial do Rim reforça a importância do diagnóstico precoce, do acesso ao tratamento e da prevenção da doença renal crônica para garantir uma melhor qualidade de vida para a população.