Na tarde desta terça-feira, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que acompanha o combate ao câncer no Brasil anunciou que promoverá um novo debate sobre a regulamentação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, dia 15, no auditório Freitas Nobre, a partir das 10 horas.
A iniciativa partiu do presidente da comissão, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), que ressaltou a importância do tema. Segundo ele, o câncer é uma doença de emergência e a segunda que mais mata no Brasil. Prado destacou que a maioria das mortes por câncer é evitável, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como as melhores armas contra a doença.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até 2025 são esperados 704 mil novos casos de câncer por ano. Diante desse cenário, Prado lamentou a falta de uma ação orçamentária específica para o enfrentamento ao câncer e destacou a necessidade de implementação da rede de pesquisa para prevenção e controle da doença, conforme as diretrizes da nova lei em fase de regulamentação.
A audiência contará com a participação de médicos e gestores públicos do setor, que discutirão a importância da prevenção e do controle do câncer, visando reduzir a incidência da doença e aumentar as chances de cura. A expectativa é que o debate contribua para o aprimoramento das políticas públicas de saúde voltadas para o combate ao câncer e para a melhoria do atendimento aos pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações da Camara dos Deputados