O Conselho Municipal de Saúde de Maceió realizou uma importante reunião preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde, com o objetivo de discutir melhorias para o fortalecimento dos serviços de saúde. O encontro, que aconteceu na manhã de terça-feira (15), permitiu a discussão de dificuldades encontradas nos serviços de saúde, a coleta de sugestões e a abordagem de melhorias para os profissionais da área, visando fortalecer e integrar as relações de trabalho para tomadas de decisão assertivas.
A reunião contou com a participação de diversos representantes, incluindo Sandra Torres, subsecretária de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde de Maceió, Renilda Barros, representante do Sindicato dos Enfermeiros e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, e Flávia Citônio, presidente do Conselho Municipal de Saúde. Durante o evento, foram abordadas questões essenciais para a elaboração do Plano Municipal de Saúde de 2026.
Sandra Torres ressaltou a importância da discussão nessa etapa municipal para garantir direitos e implementar melhorias que impactem o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualidade dos serviços prestados. Por sua vez, Flávia Citônio destacou a necessidade de organizar a reunião ampliada para debater propostas que serão levadas à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, prevista para ocorrer em agosto deste ano.
Durante as atividades, os participantes puderam debater em grupos de trabalho sobre diferentes eixos, tais como Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, as novas relações de trabalho e a participação popular na saúde dos trabalhadores para o Controle Social. Além disso, foram eleitos os delegados que representarão Maceió na etapa nacional da conferência.
As Conferências de Saúde dos Trabalhadores têm o propósito de permitir que a população brasileira contribua na formulação de políticas públicas, direcionando as ações do governo de forma descentralizada. Os encontros, organizados pelo Conselho Nacional de Saúde e Ministério da Saúde, possibilitam a proposição e deliberação de propostas para fortalecer as políticas de saúde e garantir o acesso efetivo aos serviços de saúde no SUS. A etapa nacional está prevista para acontecer de 18 a 21 de agosto de 2025.