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Projeto de Lei que Visa Ambientes Escolares Acolhedores para Estudantes com Deficiência Avança na Câmara

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No dia 13 de setembro de 2024, às 11:20, a câmera do fotógrafo Vinicius Loures registrava um momento crucial na Câmara dos Deputados: a discussão sobre o Projeto de Lei 1780/24. A iniciativa, que está sob análise, propõe obrigar os estabelecimentos de ensino a fornecer material escolar adaptado às especificidades dos estudantes com deficiência, modificando assim a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), autora do projeto, ressaltou a importância de não apenas garantir o acesso físico às instituições de ensino para os alunos com deficiência, mas também de assegurar que esses ambientes sejam acolhedores e adaptados às necessidades únicas de cada estudante. “Precisamos garantir não apenas o acesso físico às instituições de ensino, mas também um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades individuais dos alunos”, destacou Accorsi. Para a deputada, a inclusão não se resume à presença física nas salas de aula, mas deve ser pensada de forma ampla para abranger todas as necessidades dos alunos com deficiência.

O projeto é de caráter conclusivo e tramitará por diversas comissões: a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Comissão de Educação, a Comissão de Finanças e Tributação, e a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Para que a proposta se transforme em lei, será necessário obter aprovação tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

Esse projeto de lei não apenas busca cumprir os padrões de acessibilidade, mas também visa criar um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado, facilitando a aprendizagem e o bem-estar dos alunos com deficiência. A medida sublinha a ideia de que a inclusão educacional deve ser uma prática abrangente, indo além do mero cumprimento de normas e buscando genuinamente atender às necessidades de todos os estudantes.

A proposta de Accorsi coloca em evidência a necessidade de um olhar mais atento e humanizado para a educação inclusiva no Brasil. A discussão coloca em pauta a urgência de promover uma igualdade de condições e oportunidades dentro do ambiente escolar, refletindo assim um avanço significativo nas políticas educacionais do país. Ao adaptar os materiais didáticos e criar um espaço mais receptivo, busca-se proporcionar aos alunos com deficiência uma experiência pedagógica completa e enriquecedora.

Com esta iniciativa, a deputada Accorsi e os demais legisladores envolvidos esperam pavimentar o caminho para uma escola que realmente acolha todos os alunos, respeitando suas particularidades e oferecendo as condições necessárias para seu pleno desenvolvimento. A sociedade aguarda ansiosamente os desdobramentos desse projeto, que poderá representar um marco importante na luta pela educação inclusiva no Brasil. Edição – Marcelo Oliveira, sob a supervisão da equipe de reportagem.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

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