logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Recuperação de sistemas de dessalinização beneficia comunidades rurais em Poço das Trincheiras

COMPARTILHE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está desempenhando um papel fundamental na recuperação e entrega de dois sistemas de dessalinização do Programa Água Doce, no município de Poço das Trincheiras, localizado no Sertão alagoano, uma região afetada pelo Polígono das Secas. Essa ação vai beneficiar diretamente 114 famílias das comunidades rurais de Jacú e Minação, totalizando 456 pessoas que terão acesso a água de qualidade.

A iniciativa de requalificar os equipamentos foi tomada após representantes das duas comunidades procurarem a Semarh em busca de ajuda. Sensibilizada com a demanda apresentada, a secretaria prontamente iniciou os trabalhos de recuperação, assegurando que a água de qualidade chegasse às famílias afetadas.

O investimento para a implantação dos sistemas de dessalinização, fruto de um convênio entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Semarh, totaliza cerca de R$ 1 milhão. Essa parceria tem como objetivo garantir um acesso mais digno e sustentável à água nessas comunidades do semiárido alagoano.

A reativação dos sistemas representa muito mais do que apenas uma ação técnica. Ela impacta diretamente na saúde, no bem-estar e na economia local das famílias beneficiadas. O secretário da Semarh, Gino César, destacou a importância desse projeto para o governo, enfatizando o compromisso de estar próximo das comunidades e garantir o funcionamento adequado dos equipamentos públicos.

As ações de implantação dos sistemas tiveram início em 2019, mas foram impactadas pela pandemia da Covid-19 nos anos seguintes. No entanto, a partir de 2022, a Semarh retomou o processo e assinou um acordo de gestão com as comunidades, além de fornecer capacitação para os operadores locais.

Os operadores das comunidades de Jacú e Minação participaram de um Curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Sistema de Dessalinização promovido pela Semarh, tornando Alagoas o estado pioneiro na certificação federal desses profissionais. Ao todo, 27 técnicos de 19 municípios foram capacitados, evidenciando o compromisso do governo em garantir o acesso à água potável nessas regiões afetadas pela escassez hídrica.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade