logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Audiência Pública discute estocagem de gás natural em Pilar: comunidade tem papel fundamental

COMPARTILHE

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) realizou uma audiência pública em Pilar no dia 20 de março, com o objetivo de discutir a estocagem subterrânea de gás natural pela empresa Origem Energia. A empresa já possui licença para produção e busca ampliar suas operações, por isso essa etapa é essencial no processo de licenciamento ambiental.

A audiência foi presidida por Marianna Alverne, chefe de gabinete do IMA/AL, representando o diretor-presidente Gustavo Lopes. Ela ressaltou a importância de ouvir as contribuições da sociedade civil e da comunidade científica nessa fase inicial do licenciamento. Alverne destacou que estão na fase de licença prévia e que a intenção é absorver todas as contribuições para conceder o primeiro passo do licenciamento.

Durante a audiência, Gabriel Campana Filho, membro do Conselho de Administração do IMA/AL, representando o presidente do Conselho Flávio Barbosa Júnior, frisou que o principal objetivo do evento era compreender a visão da comunidade sobre o projeto e os estudos de impacto ambiental apresentados. A proposta da empresa Origem Energia é utilizar poços já existentes para a estocagem de gás natural.

Os participantes também tiveram a oportunidade de verificar uma amostra da rocha destinada à estocagem durante a audiência. O professor João Paulo Lima Santos, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), explicou que a técnica de estocagem subterrânea de gás natural é segura e já é utilizada há mais de cem anos em países como os Estados Unidos e a Europa.

O evento contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Fátima Canuto, a prefeita de Pilar, Fátima Rezende, e representantes de instituições como o Ministério Público Estadual, Algás (distribuidora de gás natural de Alagoas) e a Federação das Indústrias do Estado, além da empresa Origem Energia.

Com informações e fotos da Semarh/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade