logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

O que é o sal-gema, causa do afundamento em área de mina em Maceió, e para que é usado?

COMPARTILHE

Imagem de Alex Volodsky por Pixabay

O sal-gema, também conhecido como sal de rocha ou sal mineral, é um tipo de sal que se forma a partir da evaporação de antigos mares ou lagos, deixando depósitos de sal enterrados nas camadas geológicas. Ele é composto principalmente por cloreto de sódio (NaCl), mas também pode conter outras impurezas.

Em relação ao afundamento em áreas de mina em Maceió, o fenômeno está associado à exploração do sal-gema na região. A extração do sal-gema envolve a dissolução subterrânea de parte das camadas de sal, criando cavidades que podem levar ao colapso do solo, causando subsidência ou afundamento da superfície.

O sal-gema é usado para diversas finalidades industriais, como na produção de cloro e soda cáustica, na fabricação de produtos químicos, na dessalinização da água, na indústria alimentícia, entre outros. Sua composição e forma de extração diferem do sal marinho, que é obtido da evaporação da água do mar e contém uma variedade de minerais em proporções diferentes, conferindo-lhe características distintas em sabor e textura. Portanto, apesar de ambos terem o cloreto de sódio como componente principal, o sal-gema e o sal marinho são produtos diferentes em termos de origem e aplicações.

 

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade